terça-feira, 29 de novembro de 2011

2º Domingo do Advento



NATAL É CANTO DE BOAS NOVAS

Brincar de telefone sem fio: - Eu tenho uma boa notícia! Vou cochichar a mensagem no ouvido de “fulano”. Ele, por sua vez, passa a notícia à criança do seu lado... e assim por diante. Por exemplo: “Hoje, em Belém, nasceu Jesus o Salvador!” Refletir, depois, sobre a experiência. 

Às vezes a notícia sai bem diferente daquela transmitida. No tempo de Jesus, as pessoas que esperavam a boa nova de um Messias, Deus no meio do povo, estavam atentas e entenderam a mensagem. Outras, não queriam nem saber. Poucas pessoas olharam o céu e viram a luz e a estrela. Muitas pessoas estavam na hospedaria, mas nem sabiam que Cristo havia nascido no estábulo. Elas estavam comendo, bebendo, sem perceber o que se passava tão perto. Tinham olhos para ver, mas não viram nada. Tinham ouvidos para ouvir e não ouviram nada.

Onde é que você nasceu? Quem estava presente? Qual a diferença entre o seu nascimento e o de Jesus? Jesus nasceu como muitos bebês de hoje. Em uma família pobre, longe de casa, numa outra cidade. Esse fato não era tão importante como o fato de que Jesus era o Messias, o esperado, o Salvador, Emanuel, Deus nascido no meio do povo em forma de bebezinho.

Acender a segunda vela do Advento

O nascimento de Jesus foi anunciado com canto pelos anjos, primeiramente aos pastores. Os pastores por sua vez foram à manjedoura para ver o bebê com alegria, saíram ao mundo a contar e cantar aquilo que viram e sentiram.
Jesus é o sinal de boas novas a todos os povos em todo lugar e em todos os tempos.

                 “Glória a Deus nas alturas,
                  Paz na terra e boa vontade a todas as pessoas.
                 Jesus, o Cristo, nasceu hoje em Belém.”
                                  Lucas 2: 1-16


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nos preparando para o Advento

Estamos chegando na época que nós Cristãos amamos... o Natal.

E pra nós Metodistas não poderia faltar a preparação da chegada dessa data tão importante para nós, que se chama: Advento.
 Muitas de nossas igrejas, ainda tem a tradição de celebrar essa época enfeitando o templo, montando a Coroa do Advento.
Coroa do Advento



  • O que é o Advento?
O Advento inclui os quatros domingos antes do Natal, e é um tempo de preparação, de antecipação pela vinda de Cristo. Durante estas semanas estamos preparando os nossos corações para que o Espírito de Cristo, seu amor e boa vontade, possa permear tudo que fazemos.

Vamos nos preparar nestas próximas semanas, com muito amor e expectativa porque Natal é:
Luz na Escuridão
Canto das Boas Novas
Grito de Alegria
Festa de Compromisso

1º Domingo do Advento - 27 de novembro
NATAL É LUZ NA ESCURIDÃO
Os primeiros versos da bíblia nos contam que "...a terra era sem forma e vazia;... E disse Deus: Haja luz. e houve luz." esta luz que era criativa, dava vida, porque a luz provinha de Deus.
O profeta Isaías (9:2), fala: "O povo que andava em trevas viu uma grande luz." A vida era tão difícil no tempo em que Jesus nasceu. O Império Romano cobrava altos impostos. Havia muita pobreza, doenças e injustiça. Jesus é a luz que veio trazer diferença no mundo das trevas. O anúncio sobre a vinda do messias prometia a inauguração de um novo reinado. 

Veja Isaías 65: 17-22.
Acender a primeira vela do Advento
Hoje celebramos a luz que afastou a escuridão no primeiro Natal e que ainda hoje, brilha através das pessoas que vivem o amor de Jesus, que é a Luz e Esperança!
Venham ver as luzes,  as luzes da cidade, do céu estrelado, das velas acesas, das árvores iluminadas. Venham ver a luz do mundo, o filho de Deus que nasceu no Natal. Saiam da escuridão e aproximem-se da manjedoura. Venham ver essa luz, o menino Jesus, que hoje nasceu.
Poesia:
Natal é luz, receba a luz
que aquece e brilha ao redor.
Natal é luz, que Deus em Jesus
reparte a todos com muito amor.
Guarde no seu coração o calor
que vem de Cristo, nossa luz.
Reparta a luz com muita emoção
Dê um abraço em sua irmã, seu irmão.

(saiba mais sobre o calendário Liturgico e a Coroa do Advento )

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Encontro Regional de Crianças

Nos dias 8 e 9 de outubro, no Centro de Retiros Leão de Judá, na Colônia Witmarsum,  aconteceu o Encontro Regional de Criança de 2011. Estavam presentes 80 crianças e 40 monitores, sem contar com os quatro pastores que acompanhavam suas igrejas e a presença do bispo João Carlos.  O tema trabalhado foi "Jesus meu Super Herói". “Com a graça e a força de Deus, o encontro foi uma grande benção, sabemos que cada um que esteve presente pode experimentar o manifestar de Jesus”, comemora Leda Wesley Cascione.

A coordenadora Regional, Silvia Helena Gomes e as secretárias distritais, Lêda Cascione e Marta Schuller, contaram com a ajuda importante da Igreja Metodista em Florianópolis (Itacorubi) na ministração de todo o louvor e apresentações teatrais. Ester Lopes ficou responsável pela gincana, onde envolveu todas as crianças com grande empolgação. “É um privilégio a realização de cada um desses encontros, pois percebemos em cada um o entusiasmo de passar momentos em retiro na presença do Leão de Judá - Jesus!”, conclui a coordenação.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...