A Vigília de Oração pelas crianças é promovida pelo Departamento Nacional de Trabalho com Crianças
que visa mobilizar todas as igrejas na ação e oração com e pelas crianças.
O tema deste ano é um convite que Jesus nos faz diariamente para aprendermos mais e mais do seu Amor e testemunharmos para a sociedade a importância e a prioridade da presença de Jesus em nossas vidas.
As crianças estão em uma fase muito especial de suas vidas. Ávidas pelo conhecimento e descoberta, aprendem a viver e conviver. Portanto, faz-se necessário um direcionamento, como orienta o versículo Bíblico: “Ensina a criança no caminho em que deve andar” (Provérbios 22.6). Temos que ensinar as crianças a aprender e a viver seguindo o modelo perfeito: Jesus. Para tanto, é preciso ler e estudar a Bíblia para, com alegria, participarmos com Deus em Sua missão de salvar o mundo (PVMI – Plano para a Vida e Missão da Igreja).
As crianças estão expostas a vários riscos que comprometem a sua infância. Nós somos chamados/as a cuidar das crianças, e na Vigília queremos mostrar que elas têm uma comunidade de fé que as ama, protege e ensina o grande amor de Deus. Vivemos em um mundo de insegurança, nem as escolas são mais espaços de tranquilidade para as crianças. A violência já invadiu os seus portões e roubou aquele ambiente agradável e inocente das crianças. Deus nos dá a responsabilidade de proteger os pequeninos (Mateus 18.6), e vendo tantos acontecimentos não podemos ficar apenas assistindo. Temos que agir em favor das crianças, ser a sua “voz” e garantir uma infância digna.
Queremos com a Vigília sensibilizar aos adultos para se envolverem no trabalho com crianças e criar formas diferenciadas para orar, cuidar e orientá-las. Como igreja, precisamos preparar o espaço
da comunidade de fé para acolher as crianças, gerando fortalecimento das famílias, bem como, criar canais de representatividade na comunidade externa, junto aos órgãos públicos, para fazer valer os seus direitos das crianças.
“Vem cá... Escuta o que Jesus quer ensinar” chama as crianças para participarem do Reino de Deus, e o Reino já começou entre nós, Jesus ressuscitou, Ele vive! E nós, com toda a esperança e fé, temos que caminhar buscando agregar mais e mais pessoas e contribuirmos para um Reino de Justiça, Paz
e Amor, do qual a criança faz parte! Deus abençoe as vigílias em todo o Brasil, e que a uma única voz, possamos declarar: “Fala Jesus, queremos Te ouvir para agir conforme a Tua vontade! Amém”.
Elci Lima
Coordenadora do Departamento
Nacional do Trabalho com Crianças
Para fazer o • Download • de todo programa clique em Vigília Nacional 2012
Musica Tema para a Vigilia e EBF 2012