domingo, 11 de abril de 2010

01 - PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS MÃES

MÃE EXEMPLO - JESUS EXEMPLO MAIOR

Versiculo para ser usado nas lembracinhas: "Vivam dentro do meu amor. Quando vocês me obedecem, estão vivendo no amor, tanto como Eu obdeço ao meu Pai e vivo no seu amor." (João 15:9-10 /Biblia |Nova)

PERSONAGENS:
  • Narradora: uma mãe
  • 11 crianças, com roupas normais e caracterizadas para representar os ingredientes do bolo
  • 1 menina com avental, para representar a mãe
  • 1 menino para representar o pai
  • 2 crianças pequenas para representar os filhos.
CENARIO:
Uma mesa com toalha, uma tigela, uma colher de pau, uma batedeira e os ingredientes para a menina fazer de conta que esta fazendo o bolo. Uma cadeira para o pai se sentar ao lado da mesa.

CARACTERIZAÇÕES:
Onze crianças entrarão caracterizadas de ingredientes de bolo. Copie em cartolina, no tamanho necessario, os seguintes desenhos e prenda-os nos peito das crianças: farinha, açucar, leite. ovos, manteiga, morango, pessego, uva, tigela com cobertura, Biblia e oração.
Caso vc tenha mais crianças, poderá ter mais de uma caracterizada como ovo, morango, etc.





VISUAIS:
Faça cartazes com letra grande, como versiculos que as crianças vão falar. ao entrarem em cena, elas seguram o cartaz bem alto e falam. Isso é importante para que a mensagem fique clara, pois algumas crianças falam muito baixinho. Escreva mos cartazes tambem a referencia bíblica, com o nome do livro por extenso. As crianças deverão falar o versiculo e tambem a referencia.

DESENVOLVIMENTO:
Narradora: Mãe, neste dia em que você é lembrada como alguem importante nas nossas vidas, gostariamos que neste tempo  que vamos passar juntos, pudessemos ver em JESUS, nosso exemplo maior, algumas atitudes que tornarão o nosso lar e nossas vidas mais parecidas com Ele. Será que em nossa vida diaria, com nossos filhos e maridos, no relacionamento com vizinhos e irmãos em Cristo, podemos ter gestos que demosntram uma vida de amor, como Cristo teve? essa é uma pergunta que você  mãe, deve responder em seu coração.
Narradora: durante esta pequena  meditação na Palavra do Senhor, vamos ver meios que poderão levar você a ter uma atitude diaria de obediencia ao Senhor, como Ele deseja para cada um de nós, pois diz Sua Palavra, que sua vontade é boa, agradavel e perfeita para nossas vidas.

(entra a menina vestida de mãe e começa a fazer de conta que vai fazer um bolo)

Narradora: Veja este pequeno lar, onde uma dona de casa esta preparando um delicioso bolo para sua familia. Prestemos atenção em cada ingrediente para tornar o lar um ambiente alegre , saudavel e feliz. 
A primeira parte do bolo é a massa, que nos fala do relacionamento marido e mulher, onde você mãe, tem um papel importante ao desempenhar pois, antes de mais nada, voce é esposa!Vejamos estes ingredientes:

(entra a criança FARINHA)

Farinha: "A mulher sabia edifica a sua casa, mas a insensata com as proprias mãos a derruba." Proverbios 14.1

(entra a criança AÇUCAR)

Açucar: "Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligencia ela se firma." Proverbios 24:3

(entra o marido, senta-se na cadeira e faz de conta que esta conversando com a esposa)

Narradora: Oh! que provérbios tão sábios a Biblia contem! Quantas mães se esquecem de que em suas mãos esta a chave para tornar seu relacionamento com seu marido em algo tão especial! A mulher sabia edifica, ou melhor , constroi dia-a-dia o seu lar, com suas atitudes, com a atenção dispensada ao marido, com a paçlavra dita com carinho, como companheirismo e desejo de estar sempre ao lado daquele que o senhor colocou em sua vida. Mas não são só isto que vai na massa, ainda existem outros ingredientes. Vejamos os proximos:

(entra a criança LEITE)

Leite: "Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Proverbios 25.11

(entram as crianças OVO e MANTEIGA)

Ovo: "o ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as trangressões." Proverbios 10>2

Manteiga: "O que traz o assunto 'a baila', separa os maiores amigos." Proverbios 17.9

Narradora: Quanto mais conhecemos da palavra do senhor, mais vamos ver que para termos atitudes de sabedoria, para edificações de nosso lar, precisamos por em pratica aquilo que temos visto no exemplo de Jesus. Quantas vezes falamos coisas em horas erradas e com insensatez derrubamos nossa casa, quando antes nossa atitude deveria ser  de amor como nosso exemplo Jesus.
Como diz a Palavra em Proverbios 19:14 - " A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do Senhor , a esposa prudente." é no Senhor que vamos encontrar forças para termos atitudes diarios de amor com nosso marido.

(entram os filhos e ficam olhando a mãe fazer o bolo)

Narradora: neste bolo tambem vai recheio, e de frutas, naturalmente; e isto nos faz lembrar que a palavra de Deus nos diz que o homem que teme ao Senhor, este seria abençoado, e fala mais: "A tua esposa, no interior de tua casa, será como videira frutifera; teus filhos como rebentos de oliveira, a roda de tua mesa." Salmos 128:3
Filhos, tão facil cria-los, dificil educa-los, mas a palavra é Luz e ela nos ensina como devemo disciplona-los. Vejamos o ingrediente deste recheio.

(entra a criança MORANGO)

Morango: "Ensina a criança no caminho em deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." Proverbios 22.6

Narradora:  a biblia nos ensina que devemos logo cedo levar nossas crianças a conhecer a Deus, pois apesar do tempo passar e a juventude chegar com seus atrativos, eternos a confiança de que nossos filhos estão sendo cuidados pelo Senhor.

(entra a criança PESSEGO)

Pessego: "Ensinai (esta minhas palavras) a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos e levantando-vos." Deuteronômio 11.19

Narradora: Em todo o tempo devemos estar falando de Jesus a nossos filhos. se isto se tornar um habito em sua vida. mãe voce estara mostrando a seu filho que Jesus faz parte de sua vida e esta presente em tudo o que faz; que ele é o dono dos corações e o ajudando em todas as horas.

(entra a criança UVA)

Uva: " A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe." Proverbios 29.15

Narradora: Tenho visto que , com pouca idade, a criança já conhece muitas coisas que voce mãe não imagina, nem sonharia que ela já soubesse. Os tempos são maus, mas a palavra de Deus é eterna e não muda. Vamos disciplinar nossos filhos e ajuda-los a crescer de forma que suas vidas estejam firmes no Senhor.
O bolo esta quase pronto e só fla a cobertura. Cobertura nos lembra proteção, e esta palavra significa guardar algo que é precioso. Gostaria de falar para voce , mãe, que seu lar precisa de proteção, para resisitir as muitas provas que virão contra nos, nossos filhos e maridos. Vamos ver este importante ingrediente.

(entra a criança COBERTURA), trazendo pela mão a BIBLIA e a ORAÇÃO)

Biblia: "Guardo no coração as tuas palavras , para não pecar contra ti." Salmo 119.11

Oração : " Muito pode , por sua eficacia, a suplica do justo." Tiago 5.16

Narradora: Lembre-se, mãe, Jesus é o nosso maior exemplo, é Aquele a quem devemos recorrer nos momentos de aflição e angustia. e  Aquele a quem devemos contar tambem nossas alegrias. Ele deve fazer parte de toda a vida do lar. Deus é fiel, e nos prova Seu amor pelo fato de Ter  Cristo morrido por nós, quando estavamos longe de Deus. Agora, com Sua presença em nós, podemos ser mais que vencedorar em nossos lares. Mãe, você é um exemplo de vida cristã em seu lar? Você é alguem muit importante em seu lar, e em cada atitude voce poderá revelar o EXEMPLO DE JESUS.

(FIM)

OBS.: neste texto haviam varias musicas entre os dialogos , mas como não são conhecidos por todos deixo em aberto para que cada igreja use as musicas que conheçam para cada momento podendo ser louvor, cantico, corinhos ou de cantatas infantis.
essa peça tambem pode ser usando para o mês da familia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...