sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

4º Domingo do Advento


NATAL É FESTA E COMPROMISSO

     Prepare uma caixa de presente para uma brincadeira. Dentro da caixa coloque pedaços de pão doce, suficiente para todos os participantes. Embrulhe a caixa com papel de presente. Coloque bastante durex. Depois, embrulhe de novo a caixa com outro papel diferente. Assim por diante, várias vezes, sempre colocando durex para dificultar a abertura do presente.

    Convide os participantes para formarem uma roda. Com música ou som de instrumentos (pandeiro, por exemplo), o presente é passado de um para outro, em volta do círculo. Quando a música ou som parar, a pessoa que está com o presente começa a desembrulhá-lo. Mas quando a música recomeça, passar o presente para a próxima pessoa. Assim por diante, a brincadeira continua até chegar ao conteúdo da caixa. Quem estiver com a caixa, então, pode servir aos outros do grupo.

Refletir sobre a experiência:
- O que é que vocês esperavam na caixa?
- vocês ficaram desapontados?
- Será que muitas vezes a gente espera ganhar uma coisa e recebe outra?
- O que é que vocês estão esperando neste Natal?

     Antes do primeiro Natal, o povo também estava esperando... esperando alguém... O Messias!!! Era bem diferente na mente do povo. O povo de Israel esperava alguém que estabeleceria o reino de Deus na terra. Este povo,  sofrido e humilde, esperava alguém que implantaria uma vida nova: pão para os famintos, terra para cultivar, casa para unir e criar a família, vida e alegria.

      O novo Reino traria paz ao coração do povo; paz entre as nações, e paz entre toda a criação de Deus – um novo céu e uma nova terra. Porém, ninguém sabia com seria este Messias. Umas pessoas esperavam um rei, que seria o novo Davi. Outras, uma figura quase angelical, vestida com todo esplendor. Mas Deus mandou um bebê, nascido numa humilde estrebaria em Belém. Ninguém esperava um Messias assim -  um Messias que viveria no meio do povo sofrido, participando das suas tristezas e alegrias, um povo com fome e sem vez nem voz.

A BÍBLIA DIZ:
     Vocês sabiam que a palavra Belém, em hebraico, significa “casa de pão”? É interessante notar que Jesus nasceu em Belém e durante toda a sua vida ele sempre se preocupou em providenciar PÃO PARA OS QUE TINHAM FOME.

      Em João, capítulo 6, lemos que a multidão procurou Jesus e esperava um sinal lembrando como seus pais comeram o maná no deserto. Jesus falou: “Não foi Moisés quem vos deu o pão do céu, mas é meu Pai que vos dá o verdadeiro Pão do Céu... e dá vida ao mundo. Senhor, dá-nos sempre este pão, disseram todos. Jesus então respondeu: “Eu sou o Pão da Vida. Quem vier a mim nunca mais terá fome”.





Celebração: preparar uma festa com músicas e brincadeiras.
Acender a quarta vela do Advento.
Estamos alegres e agradecidos pelo Dia de Natal e esperamos que Jesus sempre faça parte de nossas festividades, pois Ele é o Coração do Natal.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

3º Domingo do Advento – 11 de dezembro


NATAL É GRITO DE ALEGRIA

Porque a gente se sente alegre no Natal? Como é que mostramos alegria? É gostoso receber presentes? Qual foi o presente que mais gostou? Também é gostoso dar presentes! Mesmo que não tenhamos dinheiro podemos oferecer presentes, até melhores, como serviço, disposição, carinho, amor...

Vamos fazer uma brincadeira para entendermos melhor aquilo que todos têm para dar. Todos nós às vezes falamos: “Não quero! Não vou! Não faço! “ mesmo que não falemos isso, agimos assim. Só de brincadeira, vamos repetir as palavras juntos: “Não! Não! E Não!!! Não quero! Não faço! Não vou!  ( falar novamente batendo o pé, fechando os punhos). Ninguém se importa com as nossas palavras e gestos porque estamos brincando. Mas a verdade é que, muitas vezes, é assim que agimos.

Vamos tentar fazer uma ponte para sair desta atitude de “não” para uma de  “sim”. Temos que aprender uma nova frase: “Talvez não, talvez sim!” ( falar novamente balançando  o corpo de um lado para o outro). Quando você fala “talvez não”, você é quem decide. E depois é mais fácil dizer “talvez sim”. Você é quem escolhe.

Agora estamos prontos para a terceira parte da nossa brincadeira. Temos que aprender uma nova frase: “Eu faço! Eu quero! Sim, eu já vou!” (falar novamente batendo palmas, erguendo os braços com gritos de alegria, pulando no lugar). Estas palavras demonstram determinação, uma atitude positiva.

Toda história tem três partes, começo, meio e fim. A história de Natal é assim. O povo andava em trevas. Depois Jesus nasceu e trouxe a luz. As pessoas que estavam atentas esperando, viram a luz. Foram visitar Jesus, e saíram com alegria para compartilhar as boas novas.

Quando dizemos “sim” à vida, estamos dispostos a oferecer tudo o que temos para ajudar a criar um Reino mais justo e bonito. Será que existe presente melhor do que isso?

Maria foi visitar Isabel, que também esperava um bebê. Quando Isabel viu Maria, sabia que ia ser a mãe do salvador e ela deu um grito de alegria: “Você é a mais abençoada de todas as mulheres! E a criança que você vai ter é abençoada também.” Lucas 1: 39-45

A criança é um grito de alegria. Infelizmente muitas crianças gritam de fome, de frio, de abandono. Mas o novo reinado será diferente. Quando recebemos este amor de Jesus, o presente de Deus, vivemos o Natal todos os dias do ano, repartindo o nosso tempo, habilidades e alegria.

Quando damos um presente ou fazemos um ato de amor para quem necessita em nome de Jesus, é como se estivéssemos oferecendo um presente a Jesus. Que é que podemos fazer neste Natal, em nome de Jesus, para levar a mensagem de alegria e boas novas aos outros?

Acender a terceira vela do advento.

Jesus está vivo em nosso meio, e continua a ser a ALEGRIA de todos os que crêem.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

2º Domingo do Advento



NATAL É CANTO DE BOAS NOVAS

Brincar de telefone sem fio: - Eu tenho uma boa notícia! Vou cochichar a mensagem no ouvido de “fulano”. Ele, por sua vez, passa a notícia à criança do seu lado... e assim por diante. Por exemplo: “Hoje, em Belém, nasceu Jesus o Salvador!” Refletir, depois, sobre a experiência. 

Às vezes a notícia sai bem diferente daquela transmitida. No tempo de Jesus, as pessoas que esperavam a boa nova de um Messias, Deus no meio do povo, estavam atentas e entenderam a mensagem. Outras, não queriam nem saber. Poucas pessoas olharam o céu e viram a luz e a estrela. Muitas pessoas estavam na hospedaria, mas nem sabiam que Cristo havia nascido no estábulo. Elas estavam comendo, bebendo, sem perceber o que se passava tão perto. Tinham olhos para ver, mas não viram nada. Tinham ouvidos para ouvir e não ouviram nada.

Onde é que você nasceu? Quem estava presente? Qual a diferença entre o seu nascimento e o de Jesus? Jesus nasceu como muitos bebês de hoje. Em uma família pobre, longe de casa, numa outra cidade. Esse fato não era tão importante como o fato de que Jesus era o Messias, o esperado, o Salvador, Emanuel, Deus nascido no meio do povo em forma de bebezinho.

Acender a segunda vela do Advento

O nascimento de Jesus foi anunciado com canto pelos anjos, primeiramente aos pastores. Os pastores por sua vez foram à manjedoura para ver o bebê com alegria, saíram ao mundo a contar e cantar aquilo que viram e sentiram.
Jesus é o sinal de boas novas a todos os povos em todo lugar e em todos os tempos.

                 “Glória a Deus nas alturas,
                  Paz na terra e boa vontade a todas as pessoas.
                 Jesus, o Cristo, nasceu hoje em Belém.”
                                  Lucas 2: 1-16


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nos preparando para o Advento

Estamos chegando na época que nós Cristãos amamos... o Natal.

E pra nós Metodistas não poderia faltar a preparação da chegada dessa data tão importante para nós, que se chama: Advento.
 Muitas de nossas igrejas, ainda tem a tradição de celebrar essa época enfeitando o templo, montando a Coroa do Advento.
Coroa do Advento



  • O que é o Advento?
O Advento inclui os quatros domingos antes do Natal, e é um tempo de preparação, de antecipação pela vinda de Cristo. Durante estas semanas estamos preparando os nossos corações para que o Espírito de Cristo, seu amor e boa vontade, possa permear tudo que fazemos.

Vamos nos preparar nestas próximas semanas, com muito amor e expectativa porque Natal é:
Luz na Escuridão
Canto das Boas Novas
Grito de Alegria
Festa de Compromisso

1º Domingo do Advento - 27 de novembro
NATAL É LUZ NA ESCURIDÃO
Os primeiros versos da bíblia nos contam que "...a terra era sem forma e vazia;... E disse Deus: Haja luz. e houve luz." esta luz que era criativa, dava vida, porque a luz provinha de Deus.
O profeta Isaías (9:2), fala: "O povo que andava em trevas viu uma grande luz." A vida era tão difícil no tempo em que Jesus nasceu. O Império Romano cobrava altos impostos. Havia muita pobreza, doenças e injustiça. Jesus é a luz que veio trazer diferença no mundo das trevas. O anúncio sobre a vinda do messias prometia a inauguração de um novo reinado. 

Veja Isaías 65: 17-22.
Acender a primeira vela do Advento
Hoje celebramos a luz que afastou a escuridão no primeiro Natal e que ainda hoje, brilha através das pessoas que vivem o amor de Jesus, que é a Luz e Esperança!
Venham ver as luzes,  as luzes da cidade, do céu estrelado, das velas acesas, das árvores iluminadas. Venham ver a luz do mundo, o filho de Deus que nasceu no Natal. Saiam da escuridão e aproximem-se da manjedoura. Venham ver essa luz, o menino Jesus, que hoje nasceu.
Poesia:
Natal é luz, receba a luz
que aquece e brilha ao redor.
Natal é luz, que Deus em Jesus
reparte a todos com muito amor.
Guarde no seu coração o calor
que vem de Cristo, nossa luz.
Reparta a luz com muita emoção
Dê um abraço em sua irmã, seu irmão.

(saiba mais sobre o calendário Liturgico e a Coroa do Advento )

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Encontro Regional de Crianças

Nos dias 8 e 9 de outubro, no Centro de Retiros Leão de Judá, na Colônia Witmarsum,  aconteceu o Encontro Regional de Criança de 2011. Estavam presentes 80 crianças e 40 monitores, sem contar com os quatro pastores que acompanhavam suas igrejas e a presença do bispo João Carlos.  O tema trabalhado foi "Jesus meu Super Herói". “Com a graça e a força de Deus, o encontro foi uma grande benção, sabemos que cada um que esteve presente pode experimentar o manifestar de Jesus”, comemora Leda Wesley Cascione.

A coordenadora Regional, Silvia Helena Gomes e as secretárias distritais, Lêda Cascione e Marta Schuller, contaram com a ajuda importante da Igreja Metodista em Florianópolis (Itacorubi) na ministração de todo o louvor e apresentações teatrais. Ester Lopes ficou responsável pela gincana, onde envolveu todas as crianças com grande empolgação. “É um privilégio a realização de cada um desses encontros, pois percebemos em cada um o entusiasmo de passar momentos em retiro na presença do Leão de Judá - Jesus!”, conclui a coordenação.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Filho Pródigo

Esse material pode ser usado no culto infantil ou em aula da escola dominical... você pode imprimir em sulfite, em folha pra retroprojetor ou usar pro data show..
Boa aula...




domingo, 11 de setembro de 2011

Encontro Regional de Crianças


Tema: JESUS É MEU HERÓI
Data: 8 e 9 de outubro de 2011-09-04
Local: Chácara Leão de Judá – Curitiba 
Valor: R$ 110,00 criança e  R$80,00 monitor(a)
Leda: e-mail: leda_cascione@yahoo.com.br
Idade: 6 a 11 anos
Contato: Silvia e-mail: suzanawesley450@yahoo.com.br
              Marta e-mail: mschuller@onda.com.br
Favor confirmar presença até o dia 25 de setembro de 2011.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Escola Bíblica de Férias 2011


Escola Bíblica de Férias 2011
Sinalizar o Amor de Deus! Tô dentro!
Eu sou sinal maravilhoso da graça! (Salmo 139.14)
É com alegria que compartilhamos com você mais um caderno de atividades para a Escola Bíblica de Férias (EBF), um trabalho que tem abençoado crianças por todo o nosso país.
Com o final do período eclesiástico nacional, estamos encerrando o tema norteador do Colégio Episcopal da Igreja Metodista Testemunhar os sinais da graça na unidade do corpo de Cristo. Por isso, o tema deste ano é Sinalizar o amor de Deus! Tô Dentro! Vamos trabalhar com as crianças o tema Sinalizar, como nossa resposta à graça de Deus nas nossas vidas. Queremos convidá-las a fazer isso na sua família, na escola, nos parques, na sua vizinhança e por todos os seus caminhos. O versículo bíblico norteador é Salmo 139.14: Somos o sinal maravilhoso da graça de Deus.
É essencial que o mundo reconheça o amor de Deus! Cada pessoa é um importante sinalizador deste amor para transformar o mundo. Queremos que as crianças, como participantes do Reino, aprendam a emitir tais sinais nas suas ações e nos seus locais de convivência e, assim, possam se sentir alegres missionárias do Senhor.
As crianças, como agentes mirins da missão, necessitam de educadores/as comprometidos/as com a Palavra de Deus, para orientá-las sobre o amor divino, num mundo cada vez mais carente dos sinais deste amor. Por meio da educação, elas poderão acreditar que a transformação do mundo é possível, agindo para este propósito: “Até as crianças de dará a conhecer por suas ações” (Pv 20.11).
A EBF deixa marcas significativas na vida infantil. Sempre temos a alegria de compartilhar muitas transformações de famílias que começaram pelas crianças. Assim, a EBF é um espaço essencial. Não se pode definir a dimensão que ela atinge, mas temos certeza de que a mão de Deus está presente. São dias muito gostosos e oportunos, pois ficamos um tempo maior com as crianças e podemos vivenciar um ambiente de amor, alegria, paz e harmonia.
Muitas pessoas não sabem ou não reconhecem este amor e, por isto, muitas vezes, têm atitudes que tornam a vida em sociedade muito difícil. Mas, sob o amor de Deus, podemos sinalizar a sinceridade, a harmonia, o respeito, a obediência, e a solidariedade, pois estamos comprometidos/as com o Pai.
Sinalizar o amor de Deus! Tô Dentro! Não é um tema para ser trabalhado somente com as crianças. Os/as adultos/as também precisam se envolver neste projeto. Afinal, as crianças aprendem com os exemplos das pessoas de seu convívio. Infelizmente, muitas crianças estão convivendo com pessoas que não reconhecem o amor. Elas vivenciam a falta de respeito que acontece no trânsito; a falta de diálogo no seu lar, as agressões presentes no cotidiano e também nos programas televisivos.
Nós, como educadores/as, temos que mostrar-lhes que existe uma forma diferente de se viver, em ambiente de paz e união. O que faz a diferença na vida das pessoas, o que pode acabar com as guerras e as brigas é a presença de Deus.
Os dias de EBF, num ambiente amoroso, de união, de alegria, são sinalizadores de um novo modelo de convivência. As crianças podem sentir como é boa a vida com Deus e levar esta mensagem para as suas casas.
Que Deus abençoe a vida dos/as nossos/as educadores/as, neste trabalho importante para a vida das crianças e da sociedade. Que Ele nos oriente no acolhimento a todas as crianças!
Uma Escola Bíblica abençoadora para todos e todas!
Um abraço carinhoso,
Elci Pereira Lima
Coordenadora do DNTC (Departamento Nacional de Trabalho com crianças)

Todo material esta disponibilizado para download no site http://www.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=10979
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...