terça-feira, 13 de dezembro de 2011

3º Domingo do Advento – 11 de dezembro


NATAL É GRITO DE ALEGRIA

Porque a gente se sente alegre no Natal? Como é que mostramos alegria? É gostoso receber presentes? Qual foi o presente que mais gostou? Também é gostoso dar presentes! Mesmo que não tenhamos dinheiro podemos oferecer presentes, até melhores, como serviço, disposição, carinho, amor...

Vamos fazer uma brincadeira para entendermos melhor aquilo que todos têm para dar. Todos nós às vezes falamos: “Não quero! Não vou! Não faço! “ mesmo que não falemos isso, agimos assim. Só de brincadeira, vamos repetir as palavras juntos: “Não! Não! E Não!!! Não quero! Não faço! Não vou!  ( falar novamente batendo o pé, fechando os punhos). Ninguém se importa com as nossas palavras e gestos porque estamos brincando. Mas a verdade é que, muitas vezes, é assim que agimos.

Vamos tentar fazer uma ponte para sair desta atitude de “não” para uma de  “sim”. Temos que aprender uma nova frase: “Talvez não, talvez sim!” ( falar novamente balançando  o corpo de um lado para o outro). Quando você fala “talvez não”, você é quem decide. E depois é mais fácil dizer “talvez sim”. Você é quem escolhe.

Agora estamos prontos para a terceira parte da nossa brincadeira. Temos que aprender uma nova frase: “Eu faço! Eu quero! Sim, eu já vou!” (falar novamente batendo palmas, erguendo os braços com gritos de alegria, pulando no lugar). Estas palavras demonstram determinação, uma atitude positiva.

Toda história tem três partes, começo, meio e fim. A história de Natal é assim. O povo andava em trevas. Depois Jesus nasceu e trouxe a luz. As pessoas que estavam atentas esperando, viram a luz. Foram visitar Jesus, e saíram com alegria para compartilhar as boas novas.

Quando dizemos “sim” à vida, estamos dispostos a oferecer tudo o que temos para ajudar a criar um Reino mais justo e bonito. Será que existe presente melhor do que isso?

Maria foi visitar Isabel, que também esperava um bebê. Quando Isabel viu Maria, sabia que ia ser a mãe do salvador e ela deu um grito de alegria: “Você é a mais abençoada de todas as mulheres! E a criança que você vai ter é abençoada também.” Lucas 1: 39-45

A criança é um grito de alegria. Infelizmente muitas crianças gritam de fome, de frio, de abandono. Mas o novo reinado será diferente. Quando recebemos este amor de Jesus, o presente de Deus, vivemos o Natal todos os dias do ano, repartindo o nosso tempo, habilidades e alegria.

Quando damos um presente ou fazemos um ato de amor para quem necessita em nome de Jesus, é como se estivéssemos oferecendo um presente a Jesus. Que é que podemos fazer neste Natal, em nome de Jesus, para levar a mensagem de alegria e boas novas aos outros?

Acender a terceira vela do advento.

Jesus está vivo em nosso meio, e continua a ser a ALEGRIA de todos os que crêem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...