sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

4º Domingo do Advento


NATAL É FESTA E COMPROMISSO

     Prepare uma caixa de presente para uma brincadeira. Dentro da caixa coloque pedaços de pão doce, suficiente para todos os participantes. Embrulhe a caixa com papel de presente. Coloque bastante durex. Depois, embrulhe de novo a caixa com outro papel diferente. Assim por diante, várias vezes, sempre colocando durex para dificultar a abertura do presente.

    Convide os participantes para formarem uma roda. Com música ou som de instrumentos (pandeiro, por exemplo), o presente é passado de um para outro, em volta do círculo. Quando a música ou som parar, a pessoa que está com o presente começa a desembrulhá-lo. Mas quando a música recomeça, passar o presente para a próxima pessoa. Assim por diante, a brincadeira continua até chegar ao conteúdo da caixa. Quem estiver com a caixa, então, pode servir aos outros do grupo.

Refletir sobre a experiência:
- O que é que vocês esperavam na caixa?
- vocês ficaram desapontados?
- Será que muitas vezes a gente espera ganhar uma coisa e recebe outra?
- O que é que vocês estão esperando neste Natal?

     Antes do primeiro Natal, o povo também estava esperando... esperando alguém... O Messias!!! Era bem diferente na mente do povo. O povo de Israel esperava alguém que estabeleceria o reino de Deus na terra. Este povo,  sofrido e humilde, esperava alguém que implantaria uma vida nova: pão para os famintos, terra para cultivar, casa para unir e criar a família, vida e alegria.

      O novo Reino traria paz ao coração do povo; paz entre as nações, e paz entre toda a criação de Deus – um novo céu e uma nova terra. Porém, ninguém sabia com seria este Messias. Umas pessoas esperavam um rei, que seria o novo Davi. Outras, uma figura quase angelical, vestida com todo esplendor. Mas Deus mandou um bebê, nascido numa humilde estrebaria em Belém. Ninguém esperava um Messias assim -  um Messias que viveria no meio do povo sofrido, participando das suas tristezas e alegrias, um povo com fome e sem vez nem voz.

A BÍBLIA DIZ:
     Vocês sabiam que a palavra Belém, em hebraico, significa “casa de pão”? É interessante notar que Jesus nasceu em Belém e durante toda a sua vida ele sempre se preocupou em providenciar PÃO PARA OS QUE TINHAM FOME.

      Em João, capítulo 6, lemos que a multidão procurou Jesus e esperava um sinal lembrando como seus pais comeram o maná no deserto. Jesus falou: “Não foi Moisés quem vos deu o pão do céu, mas é meu Pai que vos dá o verdadeiro Pão do Céu... e dá vida ao mundo. Senhor, dá-nos sempre este pão, disseram todos. Jesus então respondeu: “Eu sou o Pão da Vida. Quem vier a mim nunca mais terá fome”.





Celebração: preparar uma festa com músicas e brincadeiras.
Acender a quarta vela do Advento.
Estamos alegres e agradecidos pelo Dia de Natal e esperamos que Jesus sempre faça parte de nossas festividades, pois Ele é o Coração do Natal.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...